quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Um produto, uma historia
No Comércio Justo não se vende um produto, vende-se uma história. Não se compra apenas uma história responde-se a um apelo e premia-se a dignidade humana, social e cultural. O simples gesto de comprar um produto pode transformar-se num acto de boa vontade quando, a par da sua qualidade, nos interessamos pelo significado que esse produto transporta. Isto acontece quando, perante a compra de uma embalagem café ou chá, temos em atenção as pessoas que o fizeram, as matérias-primas que foram utilizadas...
No Comércio Justo, essa história e significados são oferecidos, valorizando-se toda a informação referente a proveniência e contexto em que os produtos são concebidos, mesmo em detrimento da necessidade ou conveniências de venda.
Cada compra pode, pois, ser encarnada, antes de mais, como um acto de generosidade.
Seria redutor, no entanto, olhar para este tipo de comércio alternativo apenas como mais uma das muitas possibilidades de ser generoso. O Comércio Justo é hoje um dos movimentos mais eficazes na promoção da equidade social e económica. Ao participar no seu circuito estamos não só a responder, silenciosa e eficazmente, ao conjunto de apelos e carências humanas e sociais do mais desfavorecidos, como também a promover o fortalecimento sustentado dos recursos necessários ao seu desenvolvimento.
É do conhecimento público que as regras do mercado internacional que vêm sendo praticadas acentuam o empobrecimento dos países menos desenvolvidos e, também, que as multinacionais que detêm o poder tendem, no geral, a incrementar os seus lucros com base na exploração de trabalho e degradação ambiental.
Ao facilitar a intervenção dos produtores do hemisfério sul e o seu acesso ao mercado, o Comércio Justo configura-se como uma alternativa àquele padrão de comportamento o que, na linha do que foi anteriormente referido, representa um grande contributo na luta contra uma das principais causas do panorama de pobreza e injustiça actuais.
O mais curioso dentro deste circuito é que, para fomentar esta atitude solidária tão importante, é apenas necessário dar um novo significado a gestos muito simples do nosso quotidiano. Basta que, nas compras que façamos, tenhamos em conta a história do produto e tudo o que ela representa dentro do mercado internacional.
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