
O cacau e, junto ao café, um dos produtos com mais sucesso entre os consumidores. O que se calhar não e tão conhecido e que atrás de cada uma das tabuletas de chocolate do Comercio Justo se encontram milhes de pessoas que melhorarão a suas condições de vida graças a este comercio alternativo. Um dos produtos que se pode encontrar na nossa loja e o chocolate Mascao, produzido com cacau da cooperativa boliviana El Ceibo, uma organização matriz que trabalha com 38 pequenas cooperativas agropecuárias da zona do Alto Beni, cidade satélite de La Paz, a capital de Bolívia.
El Ceibo agrupa a 800 famílias de produtores de cacau que trabalham em 250.000 hectares de terreno distribuidas em diferentes vilas da zona.
A cooperativa nasceu em 1977 com o alvo de que os produtores de cacau se uniram para pôr ter a sua própria industria de produção, colheita, transformação e transporte de cacau, evitando assim a intervenção de intermediários locais que aproveitavam-se da sua debilidade económica.
A seguir presentamos alguns dos testemunhos das pessoas que trabalham em El Ceibo, que contam como a participação na cooperativa mudo as suas vidas.

(saiba mais em http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=2213)
* Pacifico Baltasar Canare trabalha na cooperativa Piaf a dar assistência técnica na produção de

(saiba mais em http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=2214)
* Amelia Ticona tem 24 anos e a três que trabalha como responsável do banco de sementes

(saiba mais em http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=2215)
Se queres conhecer melhor a sociedade El Ceibo entra na sua pagina web: http://www.elceibo.org
Sem comentários:
Enviar um comentário